Dr. Altamiro da Rocha Oliveira

Botox

botox

REJUVENECIMENTO FACIAL – BOTOX

Botox, Toxina Boíulínica Tipo A, é um complexo proteico de origem biológica extremamente eficaz e seguro, indicado para pacientes que buscam o rejuvenescimento facial. O uso de Botox pode ser considerado como refinamento em procedimentos estéticos e cirúrgicos.

A Toxina Botulínica Tipo A age sobre grupamentos musculares que produzem rugas desarmônicas na face dando à mesma uma aparência mais envelhecida. Uma vez indicado o Botox, deve-se proceder um rigoroso exame clínico da anatomia facial, que inclui exame estético, dinâmico e palpação.

 

PRINCÍPIOS DO TRATAMENTO

O processo de envelhecimento da pele compreende alterações fisiológicas desencadeadas por diversos fatores, principalmente a constante ação muscular de relaxamento e contração, necessária à mímica e às expressões faciais, com o passar do tempo, forma as chamadas linhas ou marcas de expressão, importantes precursoras das rugas. Os primeiros locais da face onde se evidenciam estas rugas são a testa, região da glabela e em volta dos olhos.

A atividade muscular excessiva causadora das rugas e marcas de expressão pode ser reduzida através de injeções localizadas de doses muito pequenas de Botox, o efeito pode ser observado já nas primeiras vinte e quatro horas, aumentando gradativamente durante os sete a dez dias subsequentes à aplicação. Ocorre, então, uma estabilização do efeito que se mantém, em média por um período de três a seis meses.

 

INDICAÇÕES EM CIRURGIA PLÁSTICA

Rugas frontais e ao redor da boca (principalmente em pacientes fumantes), glabelares, peri-orbitarias, elevação dos supercílios (brow-lift) e “ponta nasal caída”.
Elimina também as linhas horizontais, bandas platismais do pescoço. Elimina o excesso de suor decorrente da hiperidrose nas axilas, mãos e pés.

Botox pode ser aplicado no consultório, é rápido (resultados evidentes em 72 horas) e pouco invasivo (não afasta o paciente de sua rotina diária).

A duração do efeito benéfico clínico resultado de uma sessão terapêutica varia de pacientes à pacientes podendo ter um efeito duradouro por até 3 meses ou mais, portanto o tratamento com botox é reversível necessitando de outras sessões de aplicações para manter o efeito desejado. Após a aplicação pode-se observar reações adversas que são reversíveis, tais como: Eritema (vermelhidão) discreto edemas, e equimose.

Recomenda-se retorno para avaliação dos resultados após 7 ou 10 dias.

Botox deve ser aplicado somente por médico previamente treinado para uso correto do produto. Não faça uso do medicamento sem o conhecimento do seu médico pode ser perigoso para sua saúde.

 

CONTRA INDICAÇÃO

pacientes hipersensíveis dos componentes da fórmula, alérgicos a gema de ovo, que estejam fazendo uso de antibióticos aminoglicosidios, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes apresentando infecção ou inflamação na região a ser infiltrado.

 

VANTAGENS DO USO DO BOTOX

Apresenta vantagens para aquelas pacientes jovens que ainda não estão em idade de realizar uma cirurgia facial, mas que já possuem linhas de expressão e/ou rugas entre as sobrancelhas, na região frontal e na parte externa dos olhos e que desejam ficar temporariamente livre das mesmas. O resultado em poucos dias, evita: internação hospitalar, anestesia e acompanhamento pós-operatório como nos demais procedimentos cirúrgicos. Outra vantagem se refere a paciente que será submetida ao lifting (rejuvenescimento facial) e não deseja cortar dentro do cabelo para eliminar as rugas da testa.

 

SUCESSO DO TRATAMENTO DO BOTOX

O sucesso do tratamento depende quase que exclusivamente da sensibilidade do médico e sua percepção em indicar o produto na dose correta para cada caso. Não segue uma receita específica ao numero de pontos e unidades aplicadas. O especialista após um exame prévio criterioso da anatomia facial faz variações da quantidade de unidades, dependendo do local e da necessidade de cada paciente.